Surpreenda a Ponto de Tirar o Fôlego – Robertt Marques

O que uma visita à capelania hospitalar tem haver com Jesus, o Filho do Homem, que está sentado no trono, à direita de Deus Pai Todo Poderoso, logo em seguida ficar de pé?

Tive a oportunidade de orar e ministrar a palavra aos pacientes, enfermeiros e médicos, através da Capelania Hospitalar Evangélica, no Hospital do Servidor Público Estadual, ao lado da Elisa Graciela, que faz esse trabalho há 10 anos. Esse ambiente é familiar para mim, afinal, minha mãe foi Enfermeira Obstetra, durante muitos anos. Só que dessa vez, foi minha primeira vez, através da Capelania Hospitalar. Chegamos ao Hospital, entramos na sala da capelania, vestimos o jaleco de médico, a Elisa orientou o que poderíamos ou não fazer, oramos, e fomos em direção ao setor com paciências diagnosticados com moléstias infecciosas, conhecido como pacientes em estado terminal, cujo o diagnóstico não há perspectiva de cura.

A Elisa faz capelania através da música. Cremos que o músico da igreja é um profeta que profetiza através do seu instrumento, que libera a presença manifesta de Deus no lugar. Nos posicionamos no corredor do setor, e começamos a liberar o som do céu. De repente, algo poderoso aconteceu no lugar. Muitos doentes e familiares saíram dos quartos, e foram até o corredor para ouvir a música e a palavra em lágrimas. Elas eram tocadas pela presença de Deus. Muitas delas começaram a nos chamar para orar por elas em seus quartos.

Quando fomos em direção para outro quarto, no meio do caminho, encontramos um padre católico, que faz capelania há anos. A Elisa disse: “Oi padre, esse aqui é o meu pastor”. Ele olhou pra mim, apertou a minha mão e disse: “Seja bem vindo, irmão. Precisamos de trabalhadores aqui como vocês. Se vocês me permitem, está prestes a falecer um paciente no quarto, tenho que ir buscar meus instrumentos para fazer o sacramento da unção dos enfermos”. Assim seguimos até o quarto onde havia uma senhora na cama, prestes a falecer. Entramos no quarto, liberamos canções e palavras de cura e salvação. Uma de suas filhas estava junto com sua namorada. Todos foram tocados pela presença de Deus.

Um ambiente de sofrimento, dor, angústia e aflição, foi tomado pela glória de Deus. Pude perceber que as pessoas estavam vulneráveis a pregação da palavra. O Senhor estava falando comigo através da sua palavra, sobre essa experiência que estávamos vivendo:

Jesus disse em Lucas 22:68:

“Desde agora, estará sentado o Filho do Homem à direta do Todo-Poderoso Deus”.

  • Essa palavra sentado em grego significa “ter uma habitação” fixa assim como um juiz para julgar e um rei para governar. Ele não está sentado porque está cansado.
  • A palavra Filho aqui é Huios, que significa filho maduro.
  • A palavra direita aqui significa “lugar de honra e autoridade“.

Em Efésios 1:20

“Ele exerceu esse poder em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nas regiões celestiais.

João viu Jesus sentado em Apocalipse 4:2

“Imediatamente eu me achei no Espírito, e eis que havia um trono armado no céu, e alguém estava sentado no trono“.

Os 4 seres viventes Leão, Novilho, Homem e Águia não tinham descanso, nem de dia nem de noite em Apocalipse 4:8-9

“Santo, santo, santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir. Sempre que esses seres viventes davam glória, honra e ações de graças ao que está sentado no trono, ao que vive para todo sempre”.

Vemos Jesus sentado no trono com honra e autoridade para reinar e governar, mas vemos em Atos 7:54-56 durante o apedrejamento de Estevão (seu nome significa coroado), em pé à direita. 

“Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus. Então disse: – Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à direita de Deus”.

Quero destacar a palavra “em pé”. Diversas vezes encontramos escrito na Bíblia, que Jesus está sentado (lugar de habitação) à direita (posição de honra e autoridade) de Deus Pai. Inclusive no Credo Apostólico da Igreja está escrito “…que está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso que há de vir e julgar os vivos e os mortos”. A atitude de fé e obediência de Estevão, fez Jesus, que estava sentado no trono, se levantar e ficar de fé.

Foi exatamente o que presenciei naquele hospital. Jesus estava sentado à direita de Deus, olhando o seu povo entrar naquele hospital, e quando foi manifestado a Sua presença, vimos os céus abertos, e Ele que estava sentado, se levantar. O Pai não é pego de surpresa, mas os seus filhos podem surpreendê-lo com suas atitudes de obediência e fé a ponto de tirar o fôlego.

Foi isso que Abel também fez quando ofertou ao Senhor. O nome de Abel significa “fôlego” no original hebraico. Deus não se agrada do objeto da oferta, mas se agrada do coração do ofertante. Deus recebeu a oferta de Abel, porque a motivação do seu coração estava correta. Deus antes de receber a oferta, Ele recebe o coração do ofertante. Abel surpreendeu a Deus a ponto de tirar o fôlego. Sabe quando você fica surpreso quando alguém faz algo de bom, quando não esperava? Você foi foi surpreendido, porque você não é previsível. Se você for uma pessoa imprevisível, você sempre será surpreendido. A palavra “agradou”  quando diz: “Deus se agradou de Abel e sua oferta” na raiz hebraica é “olhar assombrado”. Ou seja, Deus olhou assombrado para o coração de Abel.

Quando você abraça uma pessoa com amor, você liberará o destino dela. Quando você libera perdão para alguém que lhe ofendeu, você liberará o seu destino. Você não faz ideia do que uma atitude sua pode provocar na vida de alguém. Quando você abraça, perdoa alguém, oferta, dizima na casa do Senhor, abençoa, servi, é generoso, é amoroso ou misericordioso com alguém, você poderá tocar até as nações. Vou compartilhar uma visão contigo para você ver com os olhos da fé: Quando você perdoa uma pessoa, estará liberando o destino dela para pregar o evangelho no Japão. Através dessa outra pessoa, muitas outras pessoas alcançaram a salvação em Cristo. Quando estivermos na Nova Jerusalém, o Senhor poderá mostrar à você, centenas e milhares de japoneses que foram alcançados através da sua vida, pelo simples perdão poderoso que você liberou.

Surpreenda a Deus a ponto de tirar o fôlego.

 

Write a comment