Haiti em caos. Ondas de violência e instabilidade

GettyImages

Segundo Elivelton Silva, missionário há muitos anos no Haiti, têm relatado que a nação está vivendo um grande caos causado por g4ngues fortemente arm4das. Mais de 40 mil haitianos fugindo de suas casas. Igrejas e escolas sendo fechadas por guerrilheiros. Presídios sendo abertos com fuga em massa de presos que estão se juntando as gangues. 

Desde 2021, depois do ass4ssin4to do presidente Jovenel Moise, o país está vivendo um período de grande violência e instabilidade. Gangues tomaram controle de muitas cidades e estão aterrorizando a população na nação latino-americana.

Segundo a OIM, 362 mil pessoas -das quais mais da metade é menor de idade- tiveram que se deslocar de suas casas no Haiti, um número que aumentou 15% desde o início do ano.

Os hospitais estão sob ataque, há escassez de alimentos e a deterioração da infra estruturas levou a cidade a uma situação humanitária cada vez mais precária. O sábado (9) foi marcado por novos confrontos entre a polícia e gangues.

POPULAÇÃO CONFINADA

Diante da violência, dezenas de moradores ocuparam no sábado um escritório da administração pública em Porto Príncipe, na esperança de encontrar abrigo.

Na sexta-feira, homens armados atacaram o palácio presidencial e a delegacia de Porto Príncipe, segundo o coordenador geral do sindicato da polícia haitiana. Vários agressores foram m4rtos, de acordo com a mesma fonte.

UM NOVO TEMPO

O missionário Elivelton tem esperanças de que veremos um novo Haiti. Ele diz que ainda verá os filhos e netos brincando e evangelizando nas ruas e praças.

  • Orem pelos missionários em campo.
  • Orem pelas criança.
  • Orem pela igreja no Haiti.
  • Orem pela paz no Haiti.
Write a comment