15 Lições Que Aprendi Sobre Igreja – Robertt Marques

15 lições que aprendi sobre igreja

Jesus foi a primeira pessoa a falar sobre igreja na bíblia em um ensino profético aos discípulos, especialmente à Pedro, depois da primeira multiplicação dos pães. O próprio Jesus afirma que sobre a pedra, referindo a si mesmo, a Sua igreja será edificada. E as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16). O fundamento da Igreja é Jesus (I Co 3:10-11) e sem a presença do Espírito Santo, que é o Espírito de Jesus, ela não existe. Pode haver uma faixa do lado de fora afirmando que tal lugar é a igreja tal, mas se o Espírito Santo não estiver dentro dessa igreja/pessoas não há vida. A igreja é a unidade do corpo de Jesus (1 Co 12:27). Ela foi fundada sobre a morte, a ressurreição e a ascensão de Cristo, e o cumprimento de tal fato não seria possível antes do Pentecostes (Ef 1:15-23). A igreja de Atos se reunia nas casas, no pátio do templo e nas sinagogas. Não limitando a um lugar específico.

Em menos de um ano pastoreando a Igreja Reino em São Paulo, o Espírito Santo tem me ensinado algumas lições práticas para o avanço do Reino de Deus em nossa cidade e nossa nação para levar salvação ao perdido e avivamento à igreja para continuar alinhada com o propósito de Deus. Não são os únicos ensinos, mas são os que provei durante esse período.

01 – Uma igreja saudável não é medida apenas pela quantidade, mas pela qualidade do fruto também.

02 – Nem tudo que cresce é benção para o corpo. Um câncer nasce a partir de células rebeldes que crescem de forma desordenada e que buscam matar o corpo.

03 – Uma igreja precisa levar salvação ao perdido sem negligenciar o discipulado que ensina a obedecer em amor aos ensinos de Jesus.

04 – Não construa um ministério, construa uma família. A igreja é a família de Deus. Não seja motivado em fazer seu ministério crescer. Dedique-se a construir o Reino de Deus junto com outros membros do corpo.

05 – A igreja não é um circo onde você paga para ver um leão entreter um público. A igreja é a casa de Deus onde tem um leão que rugi dentro de um povo transformado.

06 – Ministério independente é como um braço amputado de um corpo. Tem a sensação do seu braço estar no lugar, mas só a sensação. Cada membro tem sua função em um corpo e nenhum é melhor que o outro. Comparação gera competição.

07 – Jesus estabeleceu a Igreja para servir o propósito do Reino de Deus com amor e graça.

08 – As portas do inferno poderão prevalecer contra uma pessoa, mas nunca contra a igreja. Ela é inabalável. Ela é firme e constante.

09 – A igreja não sou eu. A igreja somos nós. Você pode ser o templo do Espírito Santo sozinho, mas a Igreja é a congregação local de crentes e redimidos de todas as idades, línguas e povos que seguem a Jesus Cristo.

10 – Uma igreja se torna relevante e madura quando depende do Espírito Santo e não da força dos homens.

11 – A igreja não é formada por tijolos, mas por pedras vivas; uma diferente da outra que caminham para o mesmo propósito. Deus não unge estruturas, Deus unge pessoas. O Reino de Deus não está na estrutura, mas está dentro das pessoas. Podemos ser igreja até mesmo debaixo de uma árvore onde o Espírito Santo se move com liberdade. A igreja não é uma estrutura. Mas a estrutura existe para servir a Igreja e a Igreja serve aos propósitos do Reino de Deus

12 – Deus não te chamou para seguir Igreja. Deus te chamou para seguir e obedecer a Jesus, porém é importantíssimo congregar. Não se engane que só pelo fato de ir em uma igreja perto da sua casa, significa que você será ensinado a viver como Jesus quer.

13 – Igreja não se abre como se abre um bar em cada esquina. A igreja de atos teve início a partir do derramar do Espírito Santo. Muitas pessoas feridas estão abrindo igrejas. Pessoas feridas geram pessoas feridas. A Igreja é um local de pessoas curadas para servir, amar e libertar.

14 – O que move uma igreja não é um pastor ou um cantor famoso que busca atrair pessoas com sua performance, muito menos o dinheiro, eventos, conferências, programas e atividades para manter as pessoas ocupadas como se fosse um cachorro correndo atrás do rabo. É o Espírito Santo quem traz forma e movimento a Igreja de Cristo para gerar frutos e não resultados. E podemos facilmente apagar o Espírito Santo da Igreja com essas “coisas”.

15 – Igreja não é empresa, pastor não é empresário e muito menos avivamento é um comércio monopolizado registrado como marca de um ministério.

2 Comentários
Write a comment