Igreja ou Denominação?

Igreja ou Denominação

A Igreja de Cristo foi estabelecida por Deus para evangelismo, adoração, comunhão, discipulado e serviço (Atos 2:42-47). A denominação não foi estabelecida por Deus. A Bíblia fala de Igreja. Não encontramos nenhuma referência bíblica sobre denominação X, Y ou Z. Por isso que não existe unidade nas denominações que estão sob um espírito de competição para mostrar quem é mais espiritual que a outra. Líderes que ungem pessoas para cargos com o objetivo de mantê-las produtivas e ocupadas não tem propósito algum. Logo elas estarão cansadas, frustradas e com medo.

Fazer para Deus sem Deus não leva a lugar algum. Isso é ativismo. Precisamos sair do estado de denominação sem função no Corpo para Igreja com Propósitos que gera frutos eternos. Temos muitas denominações para poucas Igrejas em nosso país. Muitos auto-intitulados apóstolos não entenderam o significado profundo e o propósito celestial desse ministério como descrito por Paulo em I Coríntios 4:1-5. Basta sair às ruas para evangelizar que é possível encontrar pessoas sem-igreja porque tiveram péssimas experiências com denominações e não com Igrejas realmente bíblicas. Muitas querem Jesus. Não denominação, mas uma igreja com Palavra (não aquela água com açúcar), demonstração de Espírito e de poder.

É maravilhoso quando você lê e tem a revelação da oração de Jesus em João 17:1-26 onde fala também sobre o propósito da unidade dos discípulos e Apóstolo Paulo sobre a Unidade “no” Corpo de Cristo em Efésios 4.

Os propósitos da Igreja estão descritos no:

Grande Mandamento: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Mateus 22.37-39)

Grande Comissão: Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus 28:18-20)

Robertt Marques

45 Comentários
  • Responder Roberto

    24 de novembro de 2014, 12:45

    Me identifiquei demais com esse texto, pois é a mais pura verdade sobre a diferença de denominações e igreja, pena que nem todos entendem isso. Há 3 anos atrás aceitei a Jesus como Senhor da minha vida, e sei que Ele está comigo, pois me mostra isso todos os dias. Na denominação as pessoas por ter “tempo de casa” como dizem nos templos rs, acham que conhecem mais a Deus ou sabe mais do que os mais novos, pessoas que ao invés de auxiliar o irmão que ainda está novo na fé a crescer na graça e no conhecimento preferem mata-lo espiritualmente pra não ficar pra trás no ministério. Espírito de Competição, Falsidade, Contenda e mesmo assim estão pulando no “poder”. Me chamou bastante atenção a parte que disse “Fazer para Deus sem Deus não leva a lugar algum. Isso é ativismo.” Vivo me questionando, uma das principais características de alguém cheio do Espírito Santo são os frutos do Espírito citado na palavra, como é possível um lugar onde há isso tudo que eu citei as pessoas continuarem a achar que estão cheias do “poder” de Deus, cheias da “unção”. Um dos espíritos que tem passado desapercebido é o do engano, que por sinal está sempre presente nas denominações. Tive a infelicidade de testemunhar isso, acho que por eu questionar coisas que estavam erradas e que não tinham sido questionadas antes, fui rejeitado e me disseram que eu estava ouvindo a voz de satanás, me oraram e me ungiram dizendo pros “espíritos de independência, de engano e tudo mais” saírem de mim, vou te dizer uma coisa, é difícil se recuperar, tenho sede e fome da palavra, mas eis a questão… onde congregar? Será que existe algum lugar no Brasil onde preguem o evangelho genuíno? To cansado de ouvir o blábláblá gospel, palavras vazias, “louvores” sem unção, fogo estranho…é complicado rs. Por enquanto, voltarei somente as escrituras, ali está a chave de Tudo. Deixo aqui o desabafo de um irmão em Cristo, a respeito do que passei em uma denominação. Que Deus abençoe vocês!

    • Responder Cristina Durau

      26 de novembro de 2014, 13:17

      Olá Roberto…moro em Cajati SP e congrego em uma igreja batista, tem sido benção pra minha vida, se puder procure uma para vc conhecer!

    • Responder Rafael Medeiros

      26 de novembro de 2014, 16:01

      A questão meu irmão, é que em vários lugares encontraremos situações como a que você descreveu, passo por isso na denominação em que congrego, mas isso é insignificante ao tamanho do amor que Jesus tem por mim, sei que é difícil expor opiniões contrárias as doutrinas ( com base no entendimento da Palavra) e ser apontado como rebelde ou insubmisso. Creio que se Deus permitiu que eu chegasse até lá, Ele pode me usar para juntos como “Igreja” prosseguirmos para Cristo.
      Espero que o Espirito Santo lhe direcione da melhor forma possível, e que Deus lhe abençoe.

    • Responder Cunha

      5 de dezembro de 2014, 23:46

      “Em verdade vos digo: os publicanos e as prostitutas vos precederão no Reino de Deus. Pois João veio a vós, num caminho de justiça e não crestes nele”. (Mt 21, 31-32).

      Como terão soado essas palavras de Jesus aos ouvidos dos judeus? Certamente não terão sido acolhidas com tranquilidade, pois Jesus foi simplesmente “politicamente incorreto” dentro das convenções religiosas judaicas de então – e, quem sabe, talvez também em relação às nossas convenções de hoje…

    • Responder Lucy Barros Mesquita

      8 de dezembro de 2014, 10:48

      Meu amado irmão, concordo com voce.mas o espirito santo ainda está aqui na terra, ainda ha igreja que tem Jesus Cristo como cabeça eu creio.

    • Responder vazal

      16 de dezembro de 2014, 22:36

      irmao na linguagem popular se diz desigrejado assim como voce tbem há mtos com essa mesma conciencia e isso é bom tenha certeza disso pois ja é de nosso conhecimento q igreja somos nos eu e voce individualmente somos uma igreja pois onde estiver dois ou tres reunidos em meu nome disse jesus eu estou no meio infelizmente igreja hoje é tudo isso que voce mesmo disse e mais alguma coisa onde congregar? creio irmao q na minha pouca leitura praticamente leigo tenho convicçao q congregar nao é necessariamente uma questao de obrigaçao ate porque na sua propria casa pode sim prestar um culto a Deus com sua propria familia hoje igreja é comércio de vez em qdo vou mais nao por achar q é necessario mais pra sair da rotina contudo sinto Deus em mim e na minha familia sem barganhas alguma mais pela graça e misericordia dele porque é por ela (graça) q iremos receber nossa recompensa amém!!!!!!!!!!!!!!!

      • Responder Luiz Fernando Bortone

        13 de março de 2015, 06:34

        Caro ir. Vazal. Disseste bem: “quando tiverem 2 ou 3 reunidos em meu Nome, disse Jesus”. Igreja é isso: Reunião, Unidade, União. Nós somos templo e morada do Espírito Santo e que a reunião de cada um de nós acontece no que é a Igreja: Local onde se reunem os fiéis.
        Graça e Paz

    • Responder Marcio Eduardo Dudu

      17 de janeiro de 2015, 03:02

      A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. Romanos 10:17
      Mas como ter fé, se ouvimos muitas coisas distorcidas nas Igrejas.
      Simples meus irmãos, nossa base, nosso alicerce, nosso exemplo é Jesus Cristo. Examine as escrituras e não vá engolindo qualquer alimento que te oferecem. Mas não deixe de se alimentar espiritualmente. Confie em Deus e ele te mostrará o caminho.
      A Igreja não é uma instituição criada por homens, mas nos foi deixada por Cristo, e é através dela que iremos conhecer a multiforme sabedoria de Deus (Efésios 3:10).
      Examine as escrituras, para quando ouvir uma pregação possa reter o que é bom. Tudo o que ouvir passe pela análise da verdade, que é Cristo, através das Escrituras.
      Vou dar um exemplo: Se eu escrever(ou falar) pra você que Deus não existe, você leu(ou ouviu), mas sua mente e suas experiências com Deus vão logo te dizer que isso não é verdade. Você não pôde impedir esta informação de chegar a seus olhos(ou ouvidos), mas no processo que você faz dessa informação em sua mente, e através da ajuda do Espírito Santo, você não vai permitir esta palavra chegar em seu coração. Mas quando a mensagem for verdadeiramente de Deus, alimente-se com ela em sua mente, em seu coração, em suas atitudes e Cristo te mostrará todos os caminhos a seguir.

      Muitas vezes Cristo nos coloca em lugares, onde até vão querer nos apedrejar, para que através de sua graça possamos ser um instrumento de correção de erros doutrinários.
      Esteja onde Deus quer e mesmo não concordando com tudo, terá uma vida abençoada.
      A paz do Senhor pra todos.

    • Responder Luiz Fernando Bortone

      13 de março de 2015, 06:24

      Verdade meu caro irmão Roberto. Pensam que a disputa pelo poder vai identificá-los mais.
      esquecem, que “A MATURIDADE CRISTÃ NÃO SE MEDE PIR TALENTOS, STATUS, TEMPO DE IGREJA” etc.. “mas, pelo conhecimento de Cristo”.
      Graça e Paz.

    • Responder forasteiro

      21 de abril de 2015, 15:53

      Convido voce para ir congregar na congregacao cristal no Bras il,ore a Deus peca para ele responder as tuas perguntas nao conte a ninguen somente para Deus ,tenho certeza que Deus pela pregacao da sua palavra falara com voce!

  • Responder delmir

    24 de novembro de 2014, 17:34

    somos a comunidade crista ministerio dicipulos,se quiser nos conhecer entre em contato cel cl 992838640 – oi 984160314,nos reunimos nas casas e aos domingo congregamos todos junto (realengo ,n. iguaçu ,c. grande ,acari e p fé queimados ….abraços

  • Responder Maria Antonia

    25 de novembro de 2014, 01:36

    Irmão Roberto;Eu estive na denominação por mais de 30 anos, portanto posso te afirmar que ,hÁ pessoas serias sim no meio cláro sem duvidas só que não consegue prosperar por causa do governo que ha no meio,mas o senhor tem levantado um manancial de águas vivas em todo mundo ,é tenho visto que somente quem tem sede de uma vida plena com Deus tem visto tudo isso com os olhos bem abertos,te aconselho ouvir algunhas palavras no http://www.celebrandodeus.com.br
    eu estou agora com esses irmãos ,depois de muito buscar encontrei um lugar onde o senhor tem achado descanço,de uma olhada nos estudos que estão la se vc procura palavra ,vai encontrar.deus te abençoa.

  • Responder Cristiano

    26 de novembro de 2014, 09:30

    Texto bem intencionado mas raso e curto em seu espectro. Há muito o problema da Igreja não está na instituição/denominação mas na crise de liderança. Precisamos URGENTEMENTE de lideranças que expressam o caráter e a excelência de Cristo. Visto que liderança é questão de discipulado aí sim, temos um GRANDE problema (principalmente no Brasil). Discipulado é expressão do Reino no indivíduo, Instituição/denominação é expressão do Reino na sociedade em que vive, participa e está inserida. Perceba que muitos avivamentos tocaram quase uma geração toda mas não trouxeram mudanças profundas na sociedade e que estavam inserido. Por quê? Porque tiveram seu foco somente no aspecto espiritual (até aí perfeito) mas não trouxeram mudanças institucionais para a sociedade (como exemplo podemos estudar as diferenças do avivamento na Inglaterra/EUA e os avivamentos na Argentina. Outro aspecto que precisa ser levado em conta é que temos duas faces da mesma Igreja do Senhor JESUS. Uma é celestial, inabalável, santa e vencedora cuja cabeça (líder) é JESUS.Outra é Institucional/denominacional que deve (ou deveria) ser inspirada, influenciada e dirigida pela celestial.Uma é organismo e outra é organização e como organização precisa ter um CNPJ, Nome, Alvará de funcionamento, PRESTAR contas à sociedade, ter responsabilidade fiscal e social e etc… Não podemos confundir organismo com organização e nem desmerecer Instituições/denominações devido á uma crise de liderança.

  • Responder Selma

    1 de dezembro de 2014, 12:28

    Nem Denominação, nem Igreja, o correto no meu entender é o AMOR a DEUS por JESUS CRISTO, em nome DELE e só por ELE. Igreja, nós todos somos a igreja, somos o templo santo e abençoado desde que coloquemos em prática os SANTOS MANDAMENTOS do SENHOR. Denominação é simplesmente a nomenclatura designada à reunião de alguns seres humanos ( passíveis de erros e pecados pela própria natureza humana) para disseminar o amor ao próximo e fortalecer a fé, porém o amor é somente para aqueles que estão bem próximo, dentro daquele prédio que se denomina ” Templo”, e à pessoa que é o dirigente superior daquele templo.
    Ai Ser Humano, como é difícil ser humano e negar todas as tentações terrenas: a ganância, a avareza, a VAIDADE, o EGOÍSMO…
    Desculpem-me, eu amo louvar e adorar o meu Senhor, diante do Altar depositar o meu melhor, mas a hipocrisia das pessoas, as vezes me fazem orar só e suplicar ao Pai que me dê, ou me faça pessoa melhor, pois também sou pecadora e não tenho esse direito de julgar os meus irmãos.
    Peço perdão ao meu Senhor a todos os instantes.
    A Paz do Senhor é o que desejo a todos!

  • Responder Cristiane

    3 de dezembro de 2014, 18:19

    Deus seja Louvado!! Creio que se todos pensassem assim veríamos muito mais do Espírito Santo entre nós.

  • Responder leitor

    5 de dezembro de 2014, 08:39

    Amo minha denominação. Amo a igreja da qual faço parte. Sei que Deus se faz presente e desfazer disso não ajuda em nada, muito pelo contrário.

  • Responder JANDER LIMA

    5 de dezembro de 2014, 15:25

    PIOR QUE O DENOMINACIONALISMO É A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FÉ..QUE NA VERDADE É DE ONDE NASCERAM AS DENOMINAÇÕES, QUE AO MEU VER, SÃO CANCER ESPIRITUAL QUE VIVE EM FUNÇÃO DE SUPRIMIR A IGREJA E ESTABELECER A RELIGIÃO EM DETRIMENTO DO REINO DE DEUS.

  • Responder Cesar Lopes

    19 de dezembro de 2014, 18:19

    Muito bom sua palavra Selma, tudo que vc diz é a pura verdade, mas, precisamos entender uma coisa: uma pessoa não é a igreja, só somos igreja quando reunidos, logo nós não somos igreja, somos “templo” ´isto que a Palavra de Deus diz…por conta deste contexto erroneo muitos tem abandonado as congregações e se perdem por aí frustrados, em vez de somar para uma mudança de mente, conceito e unidade que caracteriza “igreja” ajuntamento dos santos, a qual Jesus virá buscar. Denominação pra mim é só uma referência como endereço, mas, muito importante para “ser igreja visivel” que ajuntará “igreja invisivel” .

  • Responder Allan Freire

    20 de dezembro de 2014, 01:48

    Leiam o site das Igrejas de Cristo iniciadas pelo Movimento de Restauração – http://www.movimentoderestauracao.com.br

  • Responder Simone Manteiga

    20 de dezembro de 2014, 16:53

    Por isso que sou igreja, onde Cristo é o cabeça e nós somos membros do corpo de Cristo, me reúno com a igreja na casa, em uma localidade, já conheço essa palavra a mais de 15 anos, onde quem cuida da igreja junto com os líderes são os discipuladores, a proclamação é feita na rua, nas portas, com colegas de trabalho, familiares… Temos revelação do ide, e isso é dado a todos independente da função de cada um, pregar o evangelho do reino é viver e falar de Jesus da sua vida e sua obra para que gere fé no coração de quem ouve. Denominação só traz divisão e religiosidade.

    • Responder Maísa

      17 de maio de 2015, 04:09

      Interessante Simone, aqui na cidade de Poá|SP também realizamos cultos dessa maneira e fazemos discípulados, estudo da palavra e temos essa visão de manifestar o Reino onde estivermos!
      Deus está levantando um povo que o adora em Espírito e em verdade, um povo que faz missão, que ama o evangelho e que está disposto a pagar um preço por Jesus.
      Glórias a Deus por isso, em saber que em muitos lugares Deus tem despertado seu povo.

  • Responder Ailson

    26 de dezembro de 2014, 23:53

    Deus não habita em templo feito por mãos humanas.

    Primeiro passo: Nascer de Novo.Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3 “Eu e o Pai viremos e faremos morada nele”

    Segundo passo: Congregar: Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:25

    E vamos evangelizar enquanto é dia!

  • Responder Cleber Aguiar

    2 de janeiro de 2015, 16:27

    Irmãos, o tema é precioso e a discussão é séria, mas como através de Paulo o Espírito nos diz: “Sem amor eu nada serei”! Em primeiro lugar, o dito “multiforme” é apresentado por Pedro como uma ação de Deus, ação que visa trazer à Igreja a universalização da comunhão entre tantos temperamentos e personalidades tão diferentes, nisto se aplica a idéia denominacional. E creiam, o problema não está aqui, mas na vaidade de homens que se revestem de um nível auto idólatra, como verdadeiros filhos da perdição. Fariseus modernos que se posicionam à porta, não entram e nem permitem que outros entrem pelas portas da Igreja. Aliás Igreja é exatamente isto, um grupo que desfruta dos benefícios oferecidos aos que escolhem entrar pelas portas da santidade através do sacrifício de sangue inocente, derramado na cruz pelo próprio Deus, não há Igreja sem observância ou obediência aos princípios e valores estabelecidos por Deus, Sem santidade ninguém verá a Deus! Assim, o problema não é Deus, mas o ego humano! A vaidade de homens que escolheram se servir de Deus voltando-se para as vantagens e alugando-se por tais luxúrias, se esquecendo que nisto se manifesta a maldição da desobediência, aliás a mesma que levou Deus a expulsar do paraíso o homem e sua mulher!
    Assim podemos afirmar que a Igreja é um princípio comunhão com Deus, dado pelo próprio Deus, como caminho único e vivo, caminho que expressa a poderosa comunhão e todo o conjunto de favores e benefícios prometidos por Deus aos homens!
    Vale entender que amor não é um sentimento como o mundo defende, mas uma escolha de compromisso incessante,voltado a beneficiar alguém, como num casamento, quem se casa para ser feliz, comumente se perde e acaba estragando a relação com base no egoísmo, mas o que se casa com o desejo e objetivo de fazer o outro feliz, experimenta a maravilhosa oportunidade de ser um exemplo a ser seguido, inspirando o outro a se esforçar-se em corresponder tamanho compromisso, isto é amor!
    Mas o que se ensina hoje? É este o perfil dos ministérios que se apresentam como ministérios de sucesso? Se trata do “de graça recebeste,de graça dai” (amplie isto a visão de Deus), ao significado de Rm. 8: 29, sendo consequência imediata de Rm. 6: 3-4.
    Irmãos, servir é o que promove a grande diferença, ser servo, implica em imitar a Cristo como Paulo o imitou! Deixando-nos a maior afirmativa sobre tal condição de existência – “POSSO TUDO NAQUELE QUE ME FORTALECE”. PRECISAMOS ENTENDER O QUE SIGNIFICA CHEGAR A SER A A IMAGEM DELE!
    Paz e Graça!

  • Responder aline

    14 de janeiro de 2015, 03:36

    muito bom DEUS2 abençoe concordo com tudo!

  • Responder Andrias

    29 de janeiro de 2015, 01:56

    O problema são as denominações, ou o problema é quando existe um espírito de competição entre elas?

  • Responder Gabriel B

    29 de janeiro de 2015, 05:13

    Dele ,por Ele e para Ele são todas as coisas!

  • Responder Leila Mesquita

    29 de janeiro de 2015, 10:05

    hoje o que vale nas igrejas quem vc e quanto vc tem e empresario reino e unidade e amor e ser solidario com o proximo mas hj e aplausos acabaram com o cristianismo

  • Responder Etinho Souza

    19 de fevereiro de 2015, 03:04

    hoje em dia existe muita gente revoltada com a tantas denonimações que realmente está uma palhaçada, mas não concordo em retirar a importância delas no cristianismo que chegou até nós afinal não foram os desengrejados que trouxeram o evangelho ao Brasil pelo contrarios eles que enviaram seus missionarios e seus frutos tornaram desengrejados

  • Responder Fabricio Carneiro

    13 de março de 2015, 18:02

    A Igreja gera filhos, a denominação membros.
    A Igreja ama pelo que você é, a denominação pelo que você tem ou faz!

  • Responder ANTONIO

    20 de março de 2015, 12:42

    Há mais ou menos 6 meses, alguns irmãos e eu fomos confrontados com a Palavra do SENHOR sobre o que realmente é ser igreja (que por sinal é muito bem explicado aqui). Começamos a nos reunir para discutir sobre isso, buscar a direção do Espírito Santo e resultado: Saímos do templo, das denominações, e começamos a nos reunir em casa, independente de nome ou placa! Hoje buscamos viver o evangelho genuíno de Jesus Cristo revelado em sua Palavra, seguindo o modelo da igreja primitiva descrita em Atos 2.
    Creio que uma Reforma está acontecendo em nosso país e em todo o mundo! Fiquem com Deus!

  • Responder Raphael Manhães.

    14 de abril de 2015, 16:27

    Só errou no mandamento. Esse era o primeiro mandamento da Lei Mossaica! Houve mudança de Lei e de Sacerdote.

  • Responder Pétala Bassul

    14 de abril de 2015, 17:36

    Que texto delicioso! Glória à Deus!

  • Responder junior

    14 de abril de 2015, 20:24

    DEUS ainda tem um povo escolhido, um povo remanecente,.. os que guardam os mandamentos e tem a fé em JESUS.

  • Responder Giovani Fonseca

    16 de abril de 2015, 14:02

    Esse escritor quer confundir a cabeça das pessoas,onde já se viu…A igreja ela tanto é um organismo vivo como é uma organização.Organismo vivo,porque ela vem de Cristo e é para Cristo,ela reflete o Reino de Deus na terra,em outras palavras: Ela é o reino de Deus visível entre os homens.E organização é denominação,precisa de registros,ter um trabalho social,não pode ser clandestino,ela tem que ser amparada pela lei,senão não é igreja,é um grupo de pessoas,visando seus interesses…

  • Responder Jeter Souto Rodrigues

    3 de agosto de 2015, 21:50

    Uma coisa é ser membro da igreja dos homens, e outra, é ser membro da Igreja de Cristo. Nem todos que fazem parte da igreja visível pertencem também à Igreja invisível. A igreja de Cristo não tem nome, ela é o organismo vivo, o corpo de Cristo, enquanto que a igreja dos homens é uma organização, e como tal, cheia de falhas porque é organizada pelos homens.

    Jeter

  • Responder Sérgio dos Reis Fançony

    7 de outubro de 2016, 10:33

    hoje o imediatismo e o pragmatismo tem se multiplicado no seio da igreja, por um ou outro fazer e dar certo muitos o fazem porque deu certo mesmo sendo por meios errados. O grande problema hoje é entendermos essas coisas, se Moisés fizesse o tabernáculo do seu jeito, com a sua sabedoria e do seu próprio modelo deixaria se ser tabernáculo do Senhor e passaria ser o de Moisés. Assim como Deus instruiu a Moisés para a edificação do tabernáculo, Deus deu todo meio de sustentabilidade para construir o tabernáculo, desde a instrução, materiais e como executar a obra no tabernáculo, se porém Moisés falhasse EM ALGUM PONTO acrescentasse o retirasse algum material pelo seu próprio entendimento JÁ NÃO SERIA O TABERNÁCULO DE DEUS VIVO ENTRE OS HOMENS. Assim como Deus instruiu a Moisés O Senhor Jesus instruiu os doze e a Paulo de como seria a sua igreja e de que maneira viveria e praticaria a sua fé.Em nenhum trecho das escrituras sagradas encontraremos os PROFETAS a empregarem o contexto denominacional e em nenhum momento os APÓSTOLOS o fizeram, então o porquê nós os da atulidade fazemos? se em efésios 2:20 há relatos de que a sua igreja está edificada sobre o FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS E DOS PROFETAS A SABER CRISTO JESUS A PEDRA ANGULAR. A igreja nos primeiros séculos viveu a unidade desde Jerusalém, judéia, samaria, éfeso, corintios, antioquia, tessalónica, em filipos e em roma, todas essa eram identificadas pela UNIDADE, PELO CONFORTO E PELA COMUNHÃO DO SANTO ESPÍRITO. Infelizmente à actual é caracterizada é vista pela desigualdade, pelo desconforto, pelo poder, pela ganância e pela falta de unidade, sabendo que da multidão dos que creram um só era o coração e alma e ninguém pensava de si mesmo. As denominacões trouxeram na sua bagagem tudo o que a igreja primitiva de Jesus NÃO VIVEI E NEM PRATICOU

  • Responder Daniel Assunção

    16 de novembro de 2017, 19:14

    A Igreja de Cristo não tem denominação, embora nas denominações haja Igreja de Cristo. Deus permite os Salvos nas diferente igrejas para que possam dar verdadeiro testemunho de Jesus, porém muitos se acovardam e são como candeias escondidas (Mateus 5. 15).

Write a comment