Homem – Trabalhe Antes de Receber Uma Esposa – Robertt Marques

Antes de Deus dar uma esposa para o homem, o chamou para trabalhar. Quando Deus criou o homem, Ele deu especificamente duas responsabilidades no jardim:

01: Deus colocou o homem para lavrar a terra;
02: Deus colocou o homem para o guardar.

“porque o Senhor Deus não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo. Gn 2:5

Lavrar é o mesmo que trabalhar, servir e cultivar. Lavrar fala do aspecto do homem como provedor.

“Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para cultivar e o guardar“. Gn 2:15

Cultivar é trabalhar. Essa ideia que quando o homem caiu e como consequência do seu pecado, ele teve que trabalhar, é mentira. Deus criou o homem para trabalhar antes mesmo de ele desobedecer o Senhor. Trabalho é benção. Trabalho é o meio para a provisão de Deus.

Trabalho é adorar a Deus. Outra ideia errada sobre o trabalho, é quando a pessoa pensa que o fato de estar em uma empresa trabalhando, sentada de frente para um computador, trabalhando com planilhas, é perda de tempo; que deveria mesmo é estar em casa lendo a bíblia, orando, adorando. Quando você está trabalhando, você está adorando a Deus. Você está cultivando a adoração a Deus através do seu trabalho, que precisa ser feito com excelência. Por exemplo, a palavra cultura vem de cultivo, ou seja, cultura é cultivar o culto a Deus.

Hoje em nossa sociedade, temos percebido mudanças drásticas, principalmente relacionadas a autonomia das mulheres. Hoje elas têm condições de sustentar a si própria e até mesmo a sua própria casa, sem a necessidade da presença masculina. Porém, o homem não pode omitir a sua responsabilidade principal de sustentar a sua casa e sua família.

Quando olhamos para a palavra de Deus, percebemos que Deus antes de dar uma esposa para o homem, Deus lhe deu primeiro o trabalho. Esta tem sido a ordem bíblica.

Em Gênesis 2:18 lemos sobre a criação da mulher, logo depois que o homem foi criado e começou a trabalhar, a fazer serviço doméstico.

‘O Senhor Deus disse ainda: — Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele.’ Gênesis 2:18

Em Provérbios 24:27 vemos:
“Cuide do seus negócios lá fora, apronte a lavroura no campo e, depois, edifique a sua casa.

Aqui a palavra EDIFICAR a casa, não está se referindo em construir uma casa, mas em constituir uma família.

Hoje muitos homens querem namorar, casar e até constituir uma família. Mas, acabam negligenciado a sua primeira responsabilidade que é trabalhar, estudar e se profissionalizar para garantir o sustento necessário para sua esposa e família.

Quero destacar quatro palavras que aprendemos aqui:

Primeiro: POSIÇÃO. Você precisar entender o lugar que Deus te estabeleceu e como você deve funcionar.
Segundo: TRABALHAR. Você foi chamado para cultivar, servir, cultuar.
Terceiro: GUARDAR. Você foi chamado para vigiar, proteger a sua esposa, sua casa e sua família.
Quarto: SUSTENTAR. Você foi chamado para prover, levantar, carregar.

O homem que não cuida dos seus, negligencia a fé. O homem não pode, jamais, deixar de sustentar a sua família.

 

Write a comment